Aproveite e veja também:
É muito fácil tirar suas dúvidas sobre nossos produtos e demais serviços.
-
01
A fórmula de Mackee é aplicada em caso de paletização?
A fórmula de Mackee é aplicada para a caixa isoladamente. Quanto à paletização, há fatores de correção dependendo se a caixa é empilhada colunarmente ou com amarração. Neste último caso, a caixa pode perder até 50% de sua resistência. Um acessório tipo separador em Z pode ser a solução.
-
02
Qual a influência da impressão em relação ao Cobb?
1. Papéis altamente absorventes não se prestam a impressão sofisticada;
2. Papéis com absorção abaixo de 30 e superior a 20 exigem tinta especial;
3. Quando se aplicam revestimentos para diminuir a absorção e se imprime sobre o revestimento, a tinta costuma eliminar o efeito impermeabilizante na área impressa. -
03
Qual a tolerância para as variações de peso do Papelão Ondulado?
Não há definição oficial. O fabricante de Papelão Ondulado tem condições de atender mais ou menos 5% da gramatura especificada. Variações menores exigiriam um acordo prévio entre o fabricante e o usuário.
-
04
Qual o tempo da validade das caixas de Papelão Ondulado?
Não é possível dar uma referência de “validade” para a embalagem já com o conteúdo, sem conhecer uma gama enorme de fatores que se interagem:
- Tempo de estocagem, condição, ventilada ou sob abrigo do sol;
- Umidade relativa;
- Tipo de empilhamento;
- Tipo de palete;
- Carga sobre a primeira caixa lastro inferior do primeiro palete;
- Tipo de acessório interno, se houver, na caixa;
- Conteúdo autossustentável ou não. -
05
Sobre a Perda de Resistência do Papelão Ondulado.
EM RELAÇÃO AO TEMPO - É bastante significativa sim. Há uma maior perda no primeiro mês, quando pode perder cerca de 40% de sua resistência, por exemplo.
EM RELAÇÃO À UMIDADE - A 60% de Umidade Relativa (UR), a caixa perde cerca de 10% de sua resistência; a 80% de UR, ela perde cerca de 32%. A condição normalizada para os ensaios é 50% UR e 23°C de temperatura. Nesta condição normalizada a caixa apresenta 100% de sua resistência. O Ensaio é feito, normalmente, com a caixa vazia.
QUANTO AO MANUSEIO - Fator de controle do usuário que pode levar a perdas significativas também. Uma coisa é movimentar uma carga unitizada, isto é, paletizada; outra, é movimentar caixa por caixa. Em condições consideradas normais, pode haver perdas da ordem de 10%. Em condições muito severas, entretanto, (várias cargas e descargas ou transporte não paletizado) pode chegar a 40%.
QUANTO A FATORES CONSTRUTIVOS - A embalagem é projetada após um levantamento ou conhecimento das condições em que ela vai ser usada. É levado em consideração o que dissemos acima. Fatores de segurança são aplicados. Se a caixa vai ser estocada em condições de alta umidade, câmaras refrigeradas para frutas, por exemplo, o papelão recebe até mesmo um tratamento impermeabilizante para reduzir a possibilidade de absorção e cola resistente à água é usada para manter unidos os elementos que formam a chapa de papelão ondulado.